Páginas

sábado, 12 de maio de 2007

Sgt. Pepper's: a capa

Paul idealizou que a capa seria como uma galeria de pessoas para serem representadas. Lennon queria colocar Mahatma Gandhi, Adolf Hitler, Jesus Cristo e o Marquês de Sade. Nenhum deles entrou: por causa da polêmica frase "Nós somos mais populares do que Jesus Cristo", dita algum tempo antes pelo próprio Lennon, a gravadora não gostou nada da idéia de se colocar Jesus na capa de um disco dos Beatles, considerou que seria uma nova provocação do guitarrista - e com certeza era mesmo. Gandhi foi retirado para se evitar qualquer tipo de polêmica com os hindus; e os outros dois também saltaram fora, por motivos óbvios. O filósofo Friedrich Nietzsche também foi excluído.

A lista de Harrison só tinha gurus indianos (que influência...) - eu não vou escrever os nomes deles porque são demasiadamente complicados. A lista de Paul era ampla e continha, entre outros: Brigitte Bardot (que acabou não entrando), Albert Einsten, Carl Jung, Karl Marx e Fred Astaire. Ringo não se interessou em escolher nomes, mas apoiou as escolhas feitas pelos demais.
.

Outro fato interessante: treze faixas entraram no disco, mas durante as sessões foram gravadas dezoito canções. As cinco músicas "excluídas" do Sgt. Pepper's foram: "Pantomine - Everywhere It's Christmas", que foi gravada para o compacto natalino oferecido ao fã clube; "Carnival of Light", que são 14 minutos compostos para uma festa de mesmo nome; e outras três faixas, por pura conveniência: "It's Only a Northern Song", "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever".

O LP Sgt.Peppers Lonely Hearts Club Band (Capitol Records) é lançado com a proposta de marcar a passagem da banda, que já é sucesso de crítica e de público, com um álbum definitivo, diferente e revolucionário em todos os sentidos, desde a sua concepção. É a primeira vez que uma banda de rock grava músicas longas, unidas por um fio temático, com arranjos complexos e cheios de efeitos especiais de estúdio. O álbum disputa com Pipper at Gates of Dawn, do Pink Floyd, o status de marco inicial do chamado progressive rock.

Veja todas as letras do disco

Nenhum comentário: