Páginas

terça-feira, 10 de outubro de 2006

Mostra Curta Pará divulga selecionados para mostras

O Liberal

Um total de 29 trabalhos foi selecionado para a mostra Na Seqüência e Prêmio Ná Figueredo da III Mostra Curta Pará Cine Brasil. A lista reúne 11 videoclipes e 18 curtas-metragens, que serão exibidos nos dias 10 e 11 de outubro durante a terceira edição do evento, realizado pela Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia com patrocínio da Amazônia Celular (via Lei Semear), Correios e Banco da Amazônia, e apoio cultural do Hotel Hilton Belém (através da Lei Tó Teixeira), Floresta Cinevídeo e Jornal O Liberal.


O Prêmio Ná Figueredo, no qual foram selecionados 11 videoclipes, mostra um variado painel da música paraense. Além das bandas de pop rock, como Madame Saatan, Delinqüentes e La Pupuña, que marcaram uma forte presença no ano passado, a segunda edição do prêmio traz grupos e artistas como MG Calibre e Léo Chermont (clipe 'Pescador de Fragmentos', dirigido por Paulo Almeida), Diogo (clipe 'Americana', direção de Ronaldo Rosa), Nilson Chaves ('Oração para Mãe Cidade', de Walter Júnior), Banda Pecado Moreno (clipes 'É Amor Demais' e 'Estou Apaixonado', de Klebson Carneiro), Gaby Amarantos e La Pupuña ('Lírio Mimoso', de Walter Júnior), DJ Guará ('Nenhuma Pessoa Sozinha – Alta Noite remix', de Guaracy Jr.), Pio Lobato ('Fura Criatura', de Flávia Abtibol) e Banda Sayonara ('La Cumbia Sensual', de Ronaldo Rosa). La Pupuña e Madame Saatan estão juntas em 'La Madame' (de Walter Júnior) e a banda Delinqüentes concorre com o clipe 'Suino - Homo Sapiens' (de Ricardo Shiozaki).
No ano passado, quando foram inscritos oito clipes, o vencedor do Prêmio Ná Figueredo foi o videoclipe da banda Madame Saatan, dirigido por Roger Elarrat. 'Foi o primeiro ano que nós fizemos o prêmio e foi um sucesso muito grande. As bandas se inscreveram, levaram torcida, foi muito bacana. Na noite da premiação, foi super bonito a empolgação de todos', conta a produtora Márcia Macêdo, coordenadora da Mostra Curta Pará Cine Brasil.
O vencedor receberá um prêmio de R$ 1.500 e seis horas de edição e finalização em uma ilha de edição profissional. 'É importante frisar que a premiação vai para a idéia do videoclipe, não para a música. O que é premiado é a criatividade e a originalidade da linguagem audiovisual. É claro que se tem uma boa música, é mais fácil ter uma boa idéia, mas não necessariamente', explica Márcia Macêdo. Os clipes selecionados serão exibidos no dia 11/10, das 18h às 19h, no Cine Estação, e a entrega do prêmio será no dia 14, junto com a premiação das outras categorias.




Independentes
Produções independentes e vídeos resultantes de cursos de formação estão na relação de 18 selecionados para a mostra Na Seqüência, que reúne filmes de ficção, documentários e animações de até 20 minutos. Os curtas serão exibidos dentro da programação oficial da Curta Pará Cine Brasil, nos dias 10 e 11 de outubro. As oito produções independentes são: 'Itinerário Interno' (de Eduardo Souza), 'São Brás, O Complexo da História' (de Rosana Rodrigues), 'A Passagem' (de Vitor Souza Lima), 'Matinta Perera' (de Jorge Vidal), 'Espírito de Natal' (de Joaquim Araújo), 'Luar' (de Fábio Hassegawa e Wander Dias), 'Belém do Pará 1899/2006' (de Márcio Barradas) e 'Vernissage' (de Roger Elarrat).
Cinco vídeos são resultado das disciplinas Formação Artística Estética Interdisciplinar e Espaço Sócio Cultural e Profissional IV, da Esmac. São eles: 'Eu, Ananindeua' (de Francisco Rivaldo), 'Quem sou eu por eu mesmo' (Andressa Marques, Wanessa Pereira, Aline Aya, Fabiane Carvalho e Igor Cemas), 'Tempos que não voltam' (Leidiane Teixeira), 'O Bicho' (Bruna Miranda e Cátia Vital) e 'Tribo de Anjos' (Alena e Susyley).
A partir da disciplina Criação Publicitária, do Curso Publicidade e Propaganda da Unama, Marco Antônio Auad criou a animação 'Chair Race'. São resultado do III Workshop Belém de Cinema os curtas 'Acorde Final' (de Igor Francês e Patrícia Burle) e 'Jack Picadinho' (Fábio Nóvoa e Cezar Moraes). E os alunos das oficinas do Projeto Caravana da Imagem criaram o documentário '31 de Agosto' (Vigia–PA) e 'A Última Sessão' (Santarém–PA).
A 3ª Mostra Curta Pará Cine Brasil comerçou no dia 9 e encerra no dia a 14 de outubro, no Cine Estação.

Nenhum comentário: