Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

A Federalização Caracu


Veja como o Ministério das Minas e Energia quer federalizar a Companhia de Eletricidade do Amapá, CEA.

1 - O Governo do Amapá assume a dívida da CEA, que em levantamentos preliminares alcança R$ 1.500.000.000,00, (UM BILHÃO E MEIO DE REAIS).
.

2 - O Governo do Amapá quita a dívida através de operações financeiras junto a agentes públicos (CEF ou BNDES), dando como garantia parte do seu FPE - Fundo de Participação dos Estados.

O FPE é uma parte substancial dos impostos federais recolhidos aos cofres do Tesouro Nacional,previamente destinada aos Estados por força da Constituição Federal.
.

3 - Com a empresa saneada financeiramente o Governo do Amapá repassa o controle acionário da CEA para a União ou seja o Amapá paga a dívida e perde a sua empresa de energia.
.

4 - O Ministério das Minas e Energia quer que o Amapá se torne o laboratório de um novo e mal cheiroso modelo de federalização, feito às avessas com os custo integralmente repassados para ao povo do Amapá.
.
O Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão é do PMDB. Foi governador do Maranhão apoiado por Sarney. É agora é ministro indicado por Sarney.
.

Sarney é o manda chuva do PMDB, senador pelo Amapá e presidente do Congresso. Recebeu a visita do Governador Camilo Capiberibe acompanhado do presidente da CEA, José Ramalho. Camilo apresentou os avanços alcançados pela nova administração da empresa e citou como exemplo o pagamento em dia da fatura da Eletronorte pela Companhia.
.
Ainda tem o belo adormecido Gilvan Borges, também do PMDB, que não se sabe com que beijo despertou de uma hibernação de 8 anos e abriu o seu bau de maudades, entre as quais a Operação Mãos Trêmulas. São ataques desferidos ao Governo em todos os flancos tentando desestabiliza-lo.
.
A tribuna que Gilvan utiliza no Senado (graças a esta armação) está muda para CEA e para os interesses do povo do Amapá. O império de comunicação dele também comeu abil. Gilvan quer desesperadamente a volta da harmonia para ser a noiva das próximas eleições.
.
A CEA? Quanto pior melhor.
.

É inadmissível que o Amapá com dois Senadores do PMDB, um que manda e o outro que diz quebrar barreiras em Brasília receba de um ministério do PMDB um tratamento tão diferente do que foi dado a outros Estados que tiveram suas empresas de distribuição de energia elétrica federalizadas.
.
Caso prevaleça o modelo de federalização, hoje proposto pelo Ministério das Minas e Energia e defendido por uma minoria, com reais interesses inconfessos, o pacto federativo estará atingido em sua essência: a ausência de tratamento isonômico entre seus entes.
.
E pensar que o Sarney volta e meia trombeteava em todas as mídias: com ele no Senado o Amapá teria força.
.

Adaptação do artigo Federalização às Avessas do economista, advogado e atual presidente da CEA, José Ramalho de Oliveira

3 comentários:

Ronaldo Silva disse...

Olha só o abacaxi que o Ramalho tem pra descascar. háaa cuidado com o Sarney, ele tem raiva de bloquear um blog eheheheheh. E o POvo???

comprar seguidores instagram disse...

Adorei o Post, Parabéns!!!

comprar curtidas disse...

muito bom, adorei o post, ótimo blog .. sempre que puder vou vir visitar ! beijos!