Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Os 40 anos da foto do Abbey Road


A minha paixão pelos Beatles vem de muito tempo.
Pra mim o melhor disco deles foi o último: o Abbey Road.

O título original do projeto seria "Everest".
A capa mostraria os Beatles na frente da montanha mais alta do mundo e o ponto mais alto do planeta Terra, na cordilheira do Himalaia, no Nepal. . Mas como a capa já estava atrasada, Ringo sugeriu que seria mais fácil ir pro lado de fora do estúdio e tirar algumas fotos.




A famosa fotografia da capa do álbum foi produzida no dia 8 de agosto de 69 a partir de um storyboard feito por Paul.

O fotógrafo Ian McMillan tirou seis fotos em dez minutos com a ajuda de alguns policiais de trânsito que interditaram a movimentada Rua Abbey Road.

Paul McCartney escolheu a que achou melhor.

A foto foi objeto de rumores e teorias de que Paul estaria morto.
O "verdadeiro Paul McCartney" teria morrido no meio da década de 60. Segundo os rumores, a foto teria servido para encenar o "enterro" do verdadeiro Paul: John Lennon seria o padre (roupas brancas), Ringo Starr seria o encarregado do funeral (terno preto), Paul McCartney o cadáver (com terno e sem sapatos nos pés, como é tradição em algumas religiões) e George Harrison o coveiro (roupas de trabalho). Além disso, Paul é o único do quarteto com a passada invertida durante sua caminhada.



A "lenda" ainda é assunto para muitos beatlemaníacos.

A capa do Abbey Road virou ícone da cultura pop.


Um símbolo de uma geração.

Inspirou centenas de capas de discos



Muitos diretores de artes espalhados pelo mundo inteiro deram versões criativas e inusitadas para a capa.



Ela foi a inspiração para peças de protesto em favor do meio ambiente e até contra Israel.



Muita gente utilizou a idéia para prestar homenagens, satirizar e para promover alguma coisa.



Em pouco tempo, o lugar se tornou ponto de encontro para diversos fãs da banda que, ano após ano, tentam reproduzir a lendária foto atravessando a faixa de pedestres mais famosa do planeta.


Mas sem a ajuda de policiais para interditar o trânsito até Paul McCartney correu o risco de ser atropelado ao atravessar a movimentada rua em companhia da nova namorada.



Quinze metros mais longe, no número 3 de Abbey Road, o estúdio de gravação é a segunda etapa da peregrinação. Além dos Beatles, Fred Aster, Glenn Miller, os Pink Floyd, o Oasis e o U2 já gravaram lá. Mas as milhares de assinaturas e grafites do muro da entrada são dedicados aos Beatles.



No site do estúdio Abbey Road há até uma webcam que filma a rua durante 24 horas e transmite as imagens para o mundo todo. Clique na imagem e assista agora a movimentação.


Um comentário:

Alcilene Cavalcante disse...

Amei o post