Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fibromialgia: pacientes ganham um aliado de peso

No dia, Dia Mundial da Fibromialgia (23 de maio) um grupo de profissionais da área de pacientes reumáticos e familiares em Belém começam a luta para que os direitos dos pacientes reumáticos sejam conhecidos e garantidos.

Para isso foi criado o GARP - Grupo de Apoio ao Paciente Reumático do Pará objetivando promover um processo educativo, para levar conhecimento sobre a doença aos pacientes reumáticos e seus familiares, possibilitando acesso à informação sobre os mais de 100 diferentes tipos de reumatismo. Além de estimular maior aproximação para troca de experiência entre os pacientes reumáticos e familiares.

Para quem não conhece, a Fibromialgia é uma doença reumática que acomete principalmente mulheres.

O lançamento do GARP ocorrerá com a palestra O que é a Fibromialgia proferida pela médica Rosana Cruz, neste sábado, no laboratório Amaral Costa, na Rua Antônio Barreto 325 (Umarizal), a partir das 9horas.


Os interessados em apoiar o evento podem se inscrever pelos fones 3241-9447 ou 88164596.

4 comentários:

REFLEXOLOGIA disse...

Terapeuta em Reflexologia e estudioso do Comportamento Humano há 40 anos.
Tenho várias pacientes com Fibromialgia, as quais cuido apenas aplicando reflexologia podal. Sem nenhum uso de medicamento.
As pacientes conseguem ter uma melhora na qualidade de vida bastante acentuada.
Minha sugestão aqui, é no sentido de também vocês pessem a usar esse tipo de tratamento.
Obrigado

Djalma de Oliveira Junior
72 anos de idade
e-mail: reflexologia@djalma.com.br
Rua Duarte de Azevedo, 284 Cj 148
02036-021 Metrô Santana S.Paulo SP
fone: 011-9828-7678

glaucia disse...

vc pode me falar mais claro o q e reflexologia?

Walter Junior do Carmo disse...

Glaucia,
Mandei um email para o Dr Djalma com o seu questionamento. Pesquisando no Google encontrei este texto:

O que é reflexologia ?
Reflexologia, ou terapia por zona, é uma prática que estimula pontos nos pés, mãos ou orelhas (chamados de zona de reflexo), acreditando que isso trará efeitos benéficos em algumas partes do corpo ou melhorará a saúde geral. A forma mais comum é a reflexologia dos pés. Os praticantes acreditam que o pé seja dividido em zonas de reflexo que correspondem a todas as partes do corpo.

Na reflexologia acredita-se que há uma "energia vital" que circula entre os órgãos do corpo humano, a qual penetra nas células vivas. Sempre que essa energia for bloqueada, a zona do bloqueio será afetada. As zonas de reflexo podem refletir o bloqueio de energia em diferentes órgãos. Dessa forma, se alguém tem um problema em um órgão particular, quando o reflexologista pressiona a zona de reflexo correspondente a pessoa sentirá dor.

Acredita-se que a dor se origina do depósito de cristais na zona de reflexo. Com as técnicas de massagem apropriadas, essas estruturas de cristais podem ser quebradas e a dor poderá sumir. Simultaneamente, acredita-se que a pressão aplicada à zona de reflexo pelo reflexologista passe pelos nervos para dissipar o bloqueio de energia. Desta forma, a reflexologia poderia ajudar a curar a doença no órgão.

Como a reflexologia ajuda?
O corpo tem a capacidade de curar a si mesmo. Depois de doença, estresse ou lesão ele está em estado de "desequilíbrio", e acredita-se que os "caminhos da energia vital" estejam bloqueados impedindo o corpo de funcionar efetivamente. A reflexologia então restauraria e manteria o equilíbrio natural e encorajaria a cura.

Críticas à reflexologia
Reflexologia não é parte da ciência médica moderna. Os céticos alertam que não há estudos científicos confiáveis atestando a eficiência da reflexologia como um tratamento médico, ou que haja qualquer forma de ligação entre áreas específicas do pé e os vários órgãos do corpo. Além disso, o raciocínio das "estruturas de cristal" não é sustentado pelo conhecimento atual de fisiologia. Por outro lado, estudos mostram que os efeitos de relaxamento e prazer da massagem oferecem vários benefícios médicos.

Fik Bem disse...

É verdade!!!A reflexologia é muito bom...
Sou massoterapeuta e portadora da fibromialgia...e além de bons resultados na massagem, sinto no meu organismo tais benefícios.
Elaine - fone:(011)9106-966