Páginas

domingo, 1 de março de 2009

O que não dá pra rir dá pra chorar...


Eleição em Santarém: drama, comédia e suspense, muito suspense...

Capitulo 1 – Maria do Carmo é reeleita para a prefeitura de Santarém com mais de 52% dos votos em uma coligação que reuniu 11 partidos.

Capitulo 2 - Maria do Carmo (PT) tem o registro de candidatura indeferido por ser considerada inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que a Constituição Federal proíbe a membro do Ministério Público o exercício de atividade político-partidária. Maria do Carmo é Promotora de Justiça licenciada.

Capitulo 3 – No dia 1º de janeiro a cidade de Santarém passa a ser governada pelo prefeito interino José Maria Tapajós (PMDB), presidente da Câmara Municipal.

Capitulo 4 - O TRE marca novas eleições para a Prefeitura de Santarém para o dia 8 de março e define as regras do pleito.

Capitulo 5 – Os partidos se mobilizam, negociam e formam três chapas para disputar o pleito, A grande novidade são as candidaturas do deputado estadual Alexandre Von (PSDB), pela coligação PSDB, PMN, DEM, PV, PPS, PTC e PSDC e do advogado José Antônio Rocha (PMDB), pela coligação PMDB, PT, PDT, PSB, PTB, PRB, PSC, PP, PCdoB e PP. Os nomes de Von e José Antônio são definidos em convenções, depois de uma semana marcada por muitas negociações, boatos e especulações.
O outro candidato, Márcio Pinto (PSOL), participou das eleições de 2008 e ficou em terceiro lugar.
Capitulo 6 - Orly Bezerra, da Griffo Comunicação monta acampamento em Santarém para comandar o marketing da campanha do tucano Alexandre Von.
A chapa do peemedebista José Antônio Rocha, candidato do governo, vai de Vanguarda, leia-se Chico Cavalcante.

O psolista Márcio Pinto tem à frente de sua campanha Henrique Majei, de Porto Alegre.

Capitulo 7 – O PT de Santarém entra com recurso no TSE questionando as novas regras do pleito. Os advogados Walmir Brelaz, Mauro Santos e Jarbas Vasconcelos, em nome do PT de Santarém, protocolam no dia16 de fevereiro, no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, solicitação para que seja reformulado o calendário da nova eleição para prefeito.
Fundamentam o pedido com base na decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Capitulo 8 - Os ministros do TSE decidem mudar as regras definidas anteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. Segundo as normas antigas, definidas pelo TRE, o prazo de desincompatibilização para os candidatos que não disputaram eleições em 2008 seria o previsto na lei eleitoral: dia 5 de outubro de 2008. Isso tornaria inviável a candidatura de lideranças expressivas do PT na cidade, que exerceram cargos de secretários municipais até dezembro daquele ano.
Com a decisão do TSE, um novo prazo para desincompatibilização passa a valer para todos os candidatos: 24 horas a partir da escolha em convenção.

Capitulo 9 - O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) muda para o dia 05 de Abril de 2009 as eleições do município de Santarém. A propaganda eleitoral em Santarém é suspensa e novos prazos são definidos.

2 de março: ultimo dia para a apresentação, no Cartório Eleitoral do registro da candidatura.
3 de março: inicio da propaganda eleitoral de rua.
20 de março: inicio da propaganda eleitoral gratuita no radio e na televisão.
31 de março: os recursos sobre pedidos de registro de candidato devem estar julgados pelo TER.
02 de abril: ultimo dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no radio e na TV, propaganda política mediante comícios ou reuniões públicas e realização de debates.

Capitulo 10 – O vice na dobradinha com o PMDB (José Antônio Rocha), Milton Peloso, do PT, tem retirada a sua candidatura da aliança governista que reúne dez partidos. A decisão foi tomada pelo diretório municipal petista de Santarém.

Capitulo 11 - O PT comunica oficialmente aos outros nove partidos da aliança governista, que Inácio Corrêa - e não mais Milton Peloso - é o nome que a legenda da estrela vermelha disponibilizou agora para a nova eleição à Prefeitura de Santarém, remarcada para 5 de abril.

O deputado estadual Antônio Rocha, morubixaba do PMDB santareno, sai da reunião com cara de poucos amigos.Ameaçou abandonar a aliança caso o PMDB não permaneça com a cabeça de chapa, ocupada por seu filho José Antônio. Promete enveredar por outros caminhos.

Capitulo 12 - O Diretório Municipal do PT de Santarém decide que partido deve encabeçar a chapa que disputará a eleição suplementar de 5 de abril, que vai escolher os novos prefeito e vice do município: Inácio Corrêa como candidato a prefeito e José Antônio Rocha como vice.
A proposta é apresentada formalmente pelo PT e é avaliada pelo PMDB santareno. Os petistas aguardam uma resposta definitiva até a véspera da convenção que vai homologar a nova chapa.

Capitulo 13 - O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acata o recurso extraordinário (admissibilidade) ajuizado pelo PT de Santarém e decidiu mandar o caso Maria para o STF (Supremo Tribunal Federal).
A decisão, monocrática, foi do ministro-presidente da Corte, Carlos Ayres Brito.

Capitulo 14 – Impasse na dobradinha: os petistas não abrem mão de indicar Inácio Corrêa para ser o cabeça de chapa.
Os peemedebistas não abrem mão de manter José Antônio Rocha como cabeça de chapa.
José Priante (PMDB PA) retorna as pressas de Fortaleza para acompanhar de perto o imblóguio.

Capitulo 15 - Os partidos que apóiam as candidaturas de Alexandre Von e Nélio Aguiar emitem uma nota em que esclarecem que a recente decisão do presidente do TSE em admitir o recurso extraoridinário da ex-prefeita Maria do Carmo para que o indeferimento do registro da candidatura da ex-prefetia Maria do Carmo seja analisado pelo Supremo Tribunal Federal em nada altera a eleição marcada para o dia 5 de abril em Santarém.
Capitulo 16 – o Espaço Aberto anuncia que o PMDB estrebuchou, esperneou, protestou, resmungou, mas não teve jeito: José Antônio Rocha é o candidato a vice na chapa de Inácio Corrêa.
Para essa definição, o deputado federal Jader Barbalho, presidente regional do PMDB, e a governadora Ana Júlia entraram na parada.
Entraram para, dizem, conciliar.
Dizem.

Cenas dos próximos capítulos:

No ínício da semana, a tropa de choque jurídica ajuíza na Suprema Corte ação cautelar solicitando o efeito suspensivo da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que negou o registro da candidatura da ex-prefeita santarena.

Se não der certo o PT vai protocolar uma medida cautelar no Supremo Tribunal Federal pedindo a suspensão da eleição marcada para o dia 5 de abril até que o recurso extraordinário seja julgado no mérito.

Mas os advogados do PT, entre eles Walmir Brelaz, trabalham mesmo com um final surpreendente: a previsão de até sexta-feira, 6, o STF (Supremo Tribunal Federal) decida pela diplomação e posse da prefeita reeleita Maria do Carmo (PT).
Já para o gerente da Companhia Docas do Pará em Santarém, Celso Lima, que 'já estaria tudo 'acertado' com os ministros do STF para que até o dia 11 de março o Supremo vai conceder medida cautelar à ex-prefeita para que esta assuma o cargo até o Supremo decida o mérito do recurso do PT.
Com informações do Espaço Aberto, Farol do Tapajos, Quinta Emenda, Blog do Jeso e O Estado do Tapajos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nota 10, Walter !
Abraço.
Vic