Páginas

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Os votos da maconha


O presença de Fernando Henrique Cardoso na mobilização de ex-presidentes da América Latinas para estimular um debate sobre a legalização da maconha foi festejada na cúpula do PT. “Para ser perfeito, ele só precisava dizer que a melhor maneira de legalizar é votar no José Serra,” afirma um parlamentar de alta patente na legenda, de ôlho em 2010.



A visão é que a proposta de legalização da maconha pode fazer sucesso junto a uma fatia da classe média mas costuma tirar votos de eleitores indecisos, em especial em bairros pobres.


Depois de admitir, em entrevista a Miriam Leitão, que havia fumado maconha, o próprio FHC tornou-se alvo da máquina de propaganda Janio Quadros que o derrotou na campanha para prefeito de São Paulo, em 1985.

Mas o PT não deve exagerar na chamada revisão programática, digamos assim. No esforço para receber votos do eleitorado juvenil, ao longo dos últimos 20 anos nenhum partido foi tão generoso na abertura de palanques para candidatos que defendiam a legalização da maconha como o PT.
Qualquer tentativa de criminalizar a discussão pode virar um tiro no pé — à semelhança do que ocorreu com Marta Suplicy, quando sua campanha lançou insinuações sobre a vida pessoal do prefeito Gilberto Kassab.

By Paulo Moreira Leite

Nenhum comentário: