Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Dissidência inoportuna

Da coluna "política" do jornal do dia (Paulo Silva)

O deputado Camilo Capiberibe, pré-candidato do PSB a prefeito de Macapá, disse ao JD que não ouviu as manifestações públicas de Ruy Smith e Cláudio Pinho. " Conheço as posições do Cláudio a meu respeito, mas mesmo assim confesso estar surpreso com a entrevista dele. Quanto ao Ruy, chegamos a reunir com ele e com o Randolfe, na semana passada, para discutir plano de governo nas áreas de transporte, infra-estrutura e trânsito" , afirmou.
.

Camilo concordou ser legítimo o debate em torno de alianças, mas que isso não deveria ser feito através da imprensa, e sim internamente. " O detalhe é que quem não participa das reuniões acaba referendando a decisão dos participantes" , alfinetou. O pré-candidato do PSB afirmou ter tido seu nome referendado pelas executivas estadual e municipal e pelos núcleos de base. " Quem defende alianças e conversas com outros partidos, deveria nominar os partidos e políticos como os quais a gente deveria buscar entendimentos, mas propor isso dentro do partido, e não via imprensa" , criticou Camilo.
.


Ele considerou ser "chover no molhado" o discurso de não ser o candidato do partido, pois a confirmação só virá na convenção marcada para o dia 29. Sobre as especulações de que Cláudio Pinho e Ruy Smith estariam interessados em unir o PSB com o PT e o PR, Camilo Capiberibe afirmou não ter conhecimento. Indagado se a dissidência não poderia atrapalhar sua candidatura, Camilo disse que a divergência é natural, " mas no final tudo se arruma" .
.

Comentário: Concordo plenamente com a postura do deputado Camilo, tanto o dep. Ruy Smith, quanto o secretário geral Cláudio Pinho, perderam a noção do espaço político e isso chega a ser desonesto com a grande maioria dos militantes do partido, que já estão concentrados na campanha e ao invés de se preocuparem apenas com as ameaças externas, são obrigados também a administrar essas manobras rasteiras.
.
Cabe informar, que essas figuras não possuem o hábito de se envolverem nas campanhas do PSB, a não ser na hora de assumir cargos, portanto, o fato de não contribuírem com a campanha do deputado Camilo Capiberibe, não soma muito, mas acredito que no decorrer do processo a coisa se alinha.
Blog Do Meio do Mundo
.



Comentário meu:
Eu poderia dizer que a atitude tomada pela dissidência do PSB-AP, de tornar público um debate doméstico foi uma falta de respeito. Falta de respeito com os membros dos diretórios Estadual e Municipal que aprovaram a chapa Camilo Capiberibe e Randolfe Rodrigues. Falta de respeito com os Núcleos de Base, com a militância e com os eleitores do PSB. Falta de respeito também com Macapá que merece novas opções de governantes. Mas eu não preciso dizer. Já ficou claro!

O Manifesto pelo fim do isolamento do PSB assinado por 19 membros do partido (alguns remanescentes do primeiro escalão do Governo Capiberibe) é na realidade um protesto pelo fato de que nos últimos anos os membros da família Capiberibe aparecerem como cabeça de chapa nas disputas eleitorais no Amapá. Nisso também peca o manifesto. É assinado por pelo menos 3 membros de uma mesma família.
.

Uma pesquisa de opinião foi o critério de escolha do candidato do PSB a Prefeitura de Macapá. Nela João Capiberibe aparecia em primeiro lugar. Quando João Capiberibe era substituído por Camilo Capiberibe, o candidato do PSB ficava em segundo lugar , praticamente empatado com o primeiro colocado, Roberto Góes (PDT).

A atitude da dissidência pedessista foi na verdade inoportuna, amadora, desprovida do mínimo de bom senso. Só beneficia os adversários que PSB tanto combate, com os quais uma minoria do partido gostaria de se aliar.
.

As declarações da ex-senadora e ex-candidata a Presidência da República, Heloísa Helena (PSol) em Macapá reduzem a discussão ao seu verdadeiro tamanho:
- "Nós entendemos e estamos felizes com essa aliança que foi feita para que nós possamos humildemente ajudar a desbravar novos caminhos para reconstruir nossa querida cidade de Macapá. O Camilo e o Randolfe são extremamente preparados e capacitados para estar a frente de um trabalho de alta complexidade técnica e política. Eles estão altamente capacitados e preparados para enfrentar esse desafio e disponibilizar a nossa querida cidade de Macapá políticas públicas feitas com agilidade, transparência, mecanismos de fiscalização, participação e controle da sociedade”.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal esse copo com água geladinha em meio a um calor infernal.
Vejam, prestem atenção no formato claríssimo do arrendodamento do planeta terra, fantástico né?Que imagem linda, maravilhosa.
Bom gente, vamos fazer que nem o copo, ficar parados, deixando os outros nos esquentar...huff!, huff!!, huff!!, pena que esse calor não é em um lugar macio á dois, entre quatro paredes, no qual vale a pena ficar, hehhehehehehe.