Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ruth Cardoso, idealizadora do programa Bolsa Escola, hoje Bolsa Família


Cesar Maia

1. A surpreendente notícia do falecimento de Dona Ruth Cardoso trouxe a memória o momento em que ela idealizava e introduzia o programa bolsa-escola. Criadora do Comunidade Solidária, ao tempo que desenvolvia os programas clássicos de inclusão e promoção, sociais, analisava as experiência que eram desenvolvidas por estados, municípios e ONGs. No início de 1996 a primeira dama na época pedia ao Prefeito do Rio uma agenda. Descreveu as experiências que acompanhava em relação aos programas executados de bolsa-alimentação e destacava os municípios -Campinas, além do Rio- entre outros, que haviam vinculado a bolsa-alimentação à freqüência escolar.
.
2. E trazia já desenhado o que seria o programa Bolsa-Escola, onde a bolsa alimentação seria substituída por uma renda direta, vinculada a freqüência escolar. A Prefeitura do Rio imediatamente aderiu a essa transformação, na medida em que aquela vinculação já era exigida. Em função disso, a secretária de desenvolvimento social da Prefeitura do Rio -W. Engel- foi convidada por Dona Ruth, para após o término da gestão municipal, ir coordenar esse e outros programas junto a ela. E assim foi.
3. Se alguém procura maternidade ou paternidade para os programas de inclusão social associados à renda, a Prefeitura do Rio é testemunha de que coube a Dona Ruth Cardoso idealizar, desenhar e implementar este programa em parceria com municípios e estados. A ela o reconhecimento e a admiração permanentes de nosso Povo. E a saudade de todos!
Copiado do blog do Chico Bruno

3 comentários:

. disse...

Crédidos ao Cristóvão Buarque, né, caríssimo!

Beijões!!!

Anônimo disse...

BOLSA ESCOLA FOI CRIADO PELO PT, SEMPRE FOI UM PROGRAM DO PT, NAS CAPITAIS E NAS CIDADES ONDE GOVERNOU FOI IMPLEMENTADO O BOLSA ESCOLA, FHC E RUTH APENAS COPIARAM E ADAPTARAM A SEU SEGUNDO MANDATO.

O BOLSA ESMOLA.

E LULA RECOPIOU E MUDOU O NOME.

Anônimo disse...

CRISTOVAM FOI O PRIMEIRO A IMPLEMENTAR....

FHC COPIOUUUUU