Páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Fantasias de um feto


Estou nascendo no começo do Século XXI. Aqui dentro sou informado que desde a segunda metade do século passado os cientistas e pesquisadores anunciaram que o útero perdeu sua condição de calmaria, de lugar paradisíaco e de paz celestial.Que pena!

Escuto realmente sons estranhos, sons de metralhadoras subindo o morro, de bombas explodindo um tal de Iraque.
.
Sinto o cheiro nocivo do cigarro da minha mãe e barulhos estranhos, parecendo que as coisas lá fora perderam a harmonia de uma sonata, a calma de um mar debussyniano.

Quem serão os meus pais? É triste não poder escolhê-los, mas seria complicado, pois imaginem a exigência de que só tivessem virtudes? E se eles me matarem? Dizem que neste século está mais freqüente pais matarem os filhos, o pai transar com a filha e até ter vários filhos do incesto.
.


Espera aí, será que quero sair? Já vou sair com crise de claustrofobia e, lá fora, se não me cuidarem vou me transformar num agorafóbico, alguém que tem angústia em lugares abertos. Definitivamente não quero nascer em Brasília, pois dizem que tudo é aberto lá. Nem em São Paulo, onde tudo se fecha, não dá para ver o céu. Que complicação! Será que terei pais generosos, acolhedores, amorosos ou vou ser um estorvo na vida deles? Nem ao menos nasci e eles já vão me mandar para uma creche para se verem livres da responsabilidade de me agüentar e me cuidar?
.

Antigamente dizem que do útero se poderia ouvir claramente a Sétima Sinfonia de Beethoven, mas agora os sons perderam a harmonia, as músicas não têm mais letras, os barulhos da agressividade violenta dos meus pais não me deixam dormir em paz, as paredes uterinas vibram muito, eu fico muito angustiado, mas não posso sair antes do tempo.
Dizem também que acabaram os mitos, os ídolos, até tem um tal de Ronaldo, jogador de futebol, que perdeu a identidade sexual e estaria atrapalhando seus fãs. Será que vale a pena?

.


Um tal de Congresso, soube que governam somente com medidas provisórias. E se fizerem uma para a gente sair antes do tempo ou não sair? A democracia perdeu o lugar da prática e deu espaço para legislar em causa própria ou partidária.

.

Continuo angustiado aqui dentro, vendo e ouvindo, parece que são os dois sentidos de que dispomos aqui dentro. Se vejo e ouço, posso nascer logo com alucinações terroríficas e labirintite? Bom, espero que meus pais tenham seguro saúde, pois no SUS posso sucumbir e não ser atendido na entrada ao mundo.
.


Meu Deus será que o candidato do Bush vai ganhar e vão invadir a Amazônia? O Lula com certeza não irá se candidatar, mas dizem que em 2014 ele voltará. Ele, não, o PT, pois pode ser que não tenha mais mensalão.
.


Outro dia intuí na barriguinha da minha mãe, que ainda não sei quem é a possibilidade de que as pessoas do mundo em que viverei sejam mais humanas que animais, aí vai ser bom! O amor vai preponderar sobre o ódio, a distribuição da riqueza sobre a gula e a inveja, a generosidade sobre o narcisismo perverso da pós-modernidade.

.


E o meio ambiente será respirável? Teve um tal de Tarzan que deve ter sido melhor do que o Partido Verde, mas eu soube que ele já morreu e não mais voltará, nunca. Pobre menino do século XXI!

.
A televisão somente noticia desgraças, enchentes, terremotos, crimes na periferia, mas agora estão noticiando crimes perversos, hediondos nas classes mais favorecidas. .

Puxa, não tem saída mesmo! O útero já anda muito exposto, sem fronteiras de segurança, sem pele que suporte a violência externa, sem paredes protetoras de assalto-relâmpago. Até na porta das maternidades tem pessoas de quadrilhas especializadas fazendo tráfico de bebês. Estou ferrado, não tem saída mesmo.
.

Bom, vou me despedir por hoje, mas voltarei com minhas fantasias concretizáveis neste mundo de Deus (?). Ah! Ia me esquecendo, soube que meus pais vão pôr meu nome de Apocalíptico Nascimento dos Santos.
Texto: Carlos Almeida Vieira, médico, psicanalista e clarinetista.


Nenhum comentário: