Páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2008

As Cataratas do Amazonas


Que fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina que nada, as Cataratas do Iguaçu ficam na Amazônia. Pelo menos para os cineastas Lewis Gilbert e Steve Spielberg.

Eu explico: no filme 007 Contra o Foguete da Morte há uma perseguição de lanchas pelo rio Amazonas. James Bond tentar fugir de seus perseguidores. Entra numa curva do rio e ao sair dela da de cara com as Cataratas do Iguaçu. A lancha do 007 cai na cachoeira e ele escapa saltando com a asa delta que trazia escondida. Já os bandidos ... Coitados.
.

A filmagem dessa cena causou um incidente diplomático. A alfândega brasileira não permitiu a entrada das lanchas no Brasil por que elas teriam que sair do país do jeito que entraram, mas a produção previa a destruição de algumas durante as filmagens. O jeito foi fazer a cena utilizando maquetes das lanchas. Ocorre que umas três lanchas cenográficas ficaram presas nas pedra das cataratas, exatamente do lado argentino.
.

Na época eu trabalhava em Cascavel, no Paraná, a 110 quilômetros de Foz do Iguaçu, na TV Tarobá, afiliada da Rede Bandeirantes. Entrevistei o atônito diretor do filme, Lewis Gilbert e um tranqüilo Roger Moore, o 007 da época. A reportagem foi exibida em rede nacional pelo Jornal Bandeirantes.


Agora é a vez do intrépido arqueólogo vivido por Harrison Ford passar pelo mesmo sufoco.

.

Novamente a estória se passa na Amazônia. Numa seqüência de ação do filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, o herói navega no rio Amazonas e acaba despencando nas Cataratas do Iguaçu.
.
Mas agora os tempos e a tecnologia são outros. Nem Ford e nem Spielberg chegaram a colocar os pés no Brasil. O diretor enviou uma segunda unidade de filmagem para realizar as tomadas da queda de água. As imagens dos atores no barco que vai por água abaixo nas cataratas foram incluídas digitalmente, na fase de pós-produção.
.

A única queda de água parecida com as Cataratas do Iguaçu na Amazônia é a Cachoeira de Santo Antonio, no rio Jari, na fronteira do Pará com o Amapá. Não se tem notícia que agentes secretos e arqueólogos famosos tenham se aventurado por lá.
.

Cachoeira de Santo Antônio

2 comentários:

Camila disse...

Acabei de ver o filme do Indiana Jones e tinha reparado que era as Cataratas do Iguaçu, mas para ter certeza vim pesquisar na internet. Excelente post!

Walter Junior do Carmo disse...

Obrigado Camila. Volte sempre. Estou acompanhando o seu blog. Gosto muito de viaj
ar