Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Me engana, que eu gosto

O novo engodo
Ano passado, ano de eleição presidencial, o governo usou a Petrobras para turbinar a campanha à reeleição do presidente Lula com uma campanha publicitária sobre a auto-suficiência brasileira de petróleo.
.

Uma falácia que, esse ano, foi desmontada pela realidade da necessidade de importação de petróleo leve, haja vista, que a maioria do petróleo extraído pelo Brasil é de óleo pesado.

Agora, com a crise do gás natural, o governo lança mão de novo engodo ao anunciar com estardalhaço, que a Petrobras "descobriu" um novo campo de petróleo na bacia de Santos.

Há muito tempo que esse poço foi descoberto e anunciado. Eles serviram, inclusive, para a oposição bater no governo por não explorá-los. Estavam no leilão que a Agência Nacional de Petróleo vai realizar nos próximos dias e foram retirados em função da farsa do anúncio da "descoberta".
.

No trabalho de marketing em fazer a ministra Dilma Roussef sua sucessora, o presidente Lula escalou-a para anunciar a "novidade", ao invés do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) fez o anúncio da "novidade" informando que a "descoberta" converte o Brasil de importador em exportador de petróleo, como os países árabes, a Venezuela e outros.

Em um exercício de quiromancia, Dilma informou que confirmados os cálculos da Petrobras, o "novo campo" petrolífero teria um potencial para aumentar a produção atual do Brasil em 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.

O estardalhaço do anúncio foi à conveniência em estancar do noticiário a crise do gás natural e a possibilidade de um novo apagão energético.
Aos leitores convém refletir entre o sonho e a realidade, pois uma coisa é descobrir o campo de petróleo, outra é dimensioná-lo e depois explorá-lo. Esse processo leva muito tempo e requer investimentos incomensuráveis hoje.

Quando o campo foi descoberto, ainda, sob o reinado de FHC, a Petrobras estimou que os primeiros testes de extração só deveriam ocorrer a partir de 2011.

Portanto, está claro que o governo usou o anúncio da "descoberta" do campo de Tupi para minimizar o noticiário sobre a crise do gás natural e a possibilidade de um novo apagão de energia.
Mais um engodo.

Nenhum comentário: