Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Castelinho na Internet


Ao longo de 31 anos (de 1962 a 1993), foram 7.446 colunas escritas para o Jornal do Brasil. Em livro, todo esse material daria mais de 20 volumes. Por isso, a filha do jornalista Carlos Castello Branco, Luciana Castello Branco, decidiu organizar um site onde é possível ler todas as “Colunas do Castello”.

“Ainda falta colocar algumas cartas, correspondências, discursos. Mas a base, que eram as colunas e o material político, já está lá”, disse Luciana ao Comunique-se. Ela levou aproximadamente dois anos, desde a decisão de montar o site Carlos Castelo Branco até o lançamento, no último dia 01/11, para reunir todo o material.

A publicação do acervo do “Castelinho” era um sonho de Elvia Lordello Castello Branco, mulher do jornalista. Quando Elvia morreu, no final de 2005, a filha Luciana tomou como missão produzir o site. “Tenho recebido muitos recados positivos de gente com as quais não falava há anos”, acrescentou.

Os textos de Castelinho abordam momentos importantes da história brasileira, desde os anos tumultuados que antecederam o golpe militar de 1964 até a desilusão que marcou o processo de redemocratização com a eleição e o impeachment de Fernando Collor.

Para Luciana, o site reflete um momento em que a sociedade procura um resgate à memória política do País para entender os acontecimentos atuais. "Esse material terá uma importância enorme para o futuro brasileiro”, finalizou.

Nenhum comentário: