Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Famosos do Cansei já lotam uma van


O “Cansei”, aquele movimento de combate ao “deixa-pra-laísmo” que infelicita a vida nacional, ainda não arrebatou multidões. Mas atraiu um grupo singular. Tem elenco para dois ou três vídeo clips. E já consegue encher uma van.

Hebe Camargo, Ivete Sangalo, Regina Duarte e Ana Maria Braga emprestaram suas fisionomias à causa. Nesta terça-feira (14), outros “cansados” famosos puseram a cara na vitrine. .

Em entrevista coletiva, aderiram à “canseira”: o cantor Agnaldo Rayol, a atriz Adriana Lessa, o ex-nadador Fernando Scherer e o ex-locutor esportivo Osmar Santos.

De início, imaginou-se que o “cansaço” do grupo era com Lula. Impressão reforçada pela presença inaugural de João Dória Jr., um ex-amealhador de fundos eleitorais do tucano Geraldo Alckmin.



Agora, tanto os proto-fatigados quanto os neo-entendiados empenham-se em exorcizar a inspiração política. "Não existe esta conotação no movimento, esta coisa política, dizer se o Lula está bom, se está mal, se está ruim. Isto cabe a cada um", disse o neo-cansado Agnaldo Rayol.

"Nosso movimento não está vaiando ninguém, nosso movimento aplaude o Brasil”, ecoa o proto-cansado Luiz Flávio D’Urso, presidente da OAB-São Paulo, um dos precursores da cruzada anti-acomodação.

.

A despeito dos desmentidos, o Planalto e o petismo ainda enxergam no “Cansei” um quê de “elitismo” e “golpismo”. Bobagem, jura o doutor D’Durso. Ele dissocia o movimento da meia dúzia de passeatas que uns e outros andaram fazendo duas semanas atrás.

“Nós não queremos mostrar números para um movimento de mobilização de rua. Essa história de levar povo para a rua não é a nossa proposta. Nós queremos é fazer com que a força da sociedade articulada apresente propostas para o Brasil."

Por ora, o ideário do “Cansei” é um amontoado de “nãos”. Não ao caos aéreo. Não à violência. Não às balas perdidas. Não à corrupção. Não a isso. Não àquilo. As “propostas para o Brasil” ainda não foram apresentadas.

.

O brasileiro, como se sabe, é um ser dotado de indulgência congênita. Mas às vezes o descalabro é tão escancarado que é mesmo impossível não reagir de algum modo. O problema do “Cansei” é que o movimento parece ter escolhido a pior forma de reação: a pantomima.

Ora, o grupo não é contra Lula nem se opõe a ninguém em particular. Diz estar de saco cheio de tudo o que não presta. Logo, logo incluirá na lista o câncer e o chope quente. Arrisca-se a gastar energia com uma indignação inconseqüente. Ou a coisa se organiza ou quem olhar de longe só vai enxergar dois tipos de heróis da resistência: os bobos e os cínicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aguinaldo Rayol .... rsrsrsrsrs
Esse movimento vai ser um furacão ......
só rindo
Abs
Tadeu