Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2007

Temporão: o último a saber


“O relato que a senhora faz é grave, muito grave”.
A afirmação é do ministro da saúde José Gomes Temporão à deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP). A socialista entregou ao ministro um cronograma relatando os fatos mais graves ocorridos no setor.

O ministro disse que tratará o assunto com muita atenção e acionará o Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS – para confirmar o quadro levado ao Governo Federal pela deputada Janete Capiberibe.
A deputada Janete Capiberibe pediu ação urgente do Ministério da Saúde para garantir a integridade das pessoas que precisam da saúde pública. Surpreso, o ministro Temporão afirmou que não sabia que a situação era tão crítica.
.

“O governador e o prefeito de Macapá devem ter mostrado um cenário que não existe, omitindo a situação que já provocou muitas mortes. Por isso não quiseram minha presença na reunião da semana passada. Eu quero que vá recursos para o estado, por que a população precisa, mas quero que o Ministério fiscalize de perto os investimentos”, afirma a deputada Janete. A parlamentar afirmou que continuará cobrando ações do Governo Federal para melhorar o atendimento da saúde pública à população do estado.

Na audiência que tratou da saúde pública do Amapá, a deputada Janete Capiberibe relatou ao ministro Temporão as duas operações da Polícia Federal, a queima de medicamentos, as compras superfaturadas sem licitação (80% das compras da Secretaria de Estado da Saúde ocorreram desta forma), o sucateamento da infra-estrutura hospitalar, a morte de 12 crianças num período de 15 dias em julho passado, a nefrologia inoperante, a falta de profissionais e remédios, a epidemia de dengue com cerca de 90 mil casos, inclusive com morte por dengue hemorrágica, e o pregão recente no qual as únicas empresas inscritas são as mesmas indiciadas pela Operação Antídoto, da Polícia Federal.


Comentário do blog:
A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) foi eleita, em 2006, com a maior votação da história do Amapá. Da bancada de três senadores e oito deputados federais, é a única que faz oposição ao Governo do Amapá, por isso é discriminada pelo coordenador da bancada, senador Gilvam Borges (PMDB-AP), e pela representação do Governo em Brasília.

A discriminação tem por objetivo propagandear no Amapá, que a deputada Janete não cuida dos interesses do estado em Brasília junto aos órgãos federais.

Janete foi excluída da audiência do ministro da Saúde realizada no dia 20 deste mês com a bancada coordenada pelo senador Gilvan Borges. A imagem que os membros da delegação levaram ao ministro diverge completamente da grave crise que assola a saúde pública do Amapá, desde que o atual Governo assumiu em 2003.
.

Nenhum comentário: