Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Que tal a verdade sobre a RCTV?



Da mesma forma como ainda esconde sua participação há 34 anos na trama para difamar o governo chileno de Salvador Allende, acusado de ameaçar a liberdade de imprensa e o jornal "El Mercurio", a grande mídia do Brasil, acompanhando a dos EUA, teima em esconder a verdade sobre a rede RCTV e a decisão do governo venezuelano de não renovar sua licença, expirada domingo.
,
Recordei em coluna anterior como nossa mídia corporativa - de "O Globo" dos Marinho à "Veja" dos Civita & Mainardi, passando pelo "Estadão", "Folha", etc. - fez a mesma coisa na campanha a favor de "El Mercurio" Agustín Edwards, dono desse jornal chileno, fez várias reuniões em Washington com o presidente Richard Nixon e o próprio diretor da CIA, Richard Helms, preparando o golpe militar.
,
Consumada a operação e instalado o ditador militar Augusto Pinochet, veio o banho de sangue que horrorizou o mundo - e aí sim, fim da liberdade de imprensa. "El Mercurio", que se apresentava como herói da liberdade, o que fez? Virou porta-voz oficioso da ditadura - papel semelhante ao das organizações Globo no Brasil pós-1964.
,
Será o que agora querem "El Mercurio" e "O Globo" para a Venezuela?
.
Assim inicia o petardo do jornalista Argemiro Ferreira sobre a não renovação da concessão da RCTV e a relação dos veículos de comunicação com as ditaduras latino-americanas . O colunista do jornal Tribuna da Imprensa não deixa pedra sobre pedra.

Nenhum comentário: