Páginas

sábado, 9 de junho de 2007

Ótimos na foto

Definitivamente o ex-senador João Alberto Capiberibe e a deputada Janete Capiberibe, ambos do PSB do Amapá, estão em alta.

Três projetos implantados por Capiberibe quando era governador do Amapá são destaques na mídia nacional e internacional.




Gastos públicos transparentes

.


O projeto Transparência colocou todas as contas do governo do Amapá na Internet para quem quiser acessar e conferir os gastos do dinheiro público.

João Capiberibe apresentou o projeto no Senado colocando as contas de todos os órgão públicos do país na rede de computadores. O projeto foi aprovado pela Casa.

Agora foi apresentado na Câmara pela deputada Janete Capiberibe (PSB AP) e virou bandeira de luta da Frente Parlamentar de Combate à corrupção.

O Projeto de Lei complementar que institui a transparência nas contas públicas e o controle social do orçamento público foi escolhido como tema prioritário pela para ser debatido em sessão de comissão geral da Câmara dos deputados

O assunto foi destaque em todos os telejornais, na imprensa nacional e internacional e nos sites do mundo inteiro. O projeto do casal Capiberibe foi debatido pelos programas Entre Aspas e Espaço Aberto da Globo News.


Navegar é preciso

Os 10 anos de surf na pororoca é o destaque do programa Zona de Impacto do canal Sportv. A alta tecnologia de comunicação e informação do Projeto Navegar permitiu o envio de informações e imagens em tempo real direto do rio Araguari, no Amapá, onde o surfista Sérginho Laus tentou quebrar seu próprio recorde de permanência em cima da onda.




O Projeto Navegar foi criado no Governo de João Capiberibe para levar os recursos da informática às populações ribeirinhas do Amapá.


O projeto foi extinto pelo atual governo, mas retornou com força total, agora como uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com o apoio dos Ministérios da Cultura e das Comunicações.

Hoje, o Navegar Amazônia desenvolve atividades que visam identificar, fazer prospecção, divulgação e documentação da cultura de comunidades ribeirinhas da região amazônica.


O Navegar promove oficinas de iniciação em informática, fotografia, edição de vídeo , filmagem e música às comunidades amazônicas.

No governo de Capiberibe os projetos Transparência e Navegar foram gerenciados por José Roberto Lacerda que hoje é o coordenador geral do Navegar Amazônia.


.


Castanha Sustentável



O governo Capiberibe investiu no apoio às cooperativas, como a Cooperativa Mista dos Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru (Comaru), Cooperativa Mista dos Produtores Extrativistas de Laranjal do Jari (Comaja) e Cooperativa dos Produtores de Castanha do Alto Cajari (Cooperalca).



Uma fábrica de biscoitos de castanha-do-Brasil (ou castanha-do-pará), com capacidade para produzir 24 toneladas por mês, passou a funcionar em plena floresta amazônica, no Amapá, sob a administração das próprias cooperativas de castanheiros da região. Construída na Reserva Extrativista do Rio Iratapuru, localizada no município de Laranjal do Jarí.

.


Até então, os castanheiros trabalhavam na base do escambo, trocando a coleta de castanha por produtos como sal, açúcar, café e óleo.

O primeiro passo foi o Estado passar a comprar a castanha in natura, para ser utilizada na merenda escolar da rede pública. Processado nas cooperativas, o produto vira cremes, mingaus e biscoitos destinados à merenda. Foi o apogeu dos castanheiros do Amapá.





No governo atual, um incêndio criminoso quase destrói todo esse trabalho, mas os castanheiros conseguiram superar o problema.

Este projeto bem sucedido de Capiberibe foi o destaque no programa Globo Reporter desta sexta feira.
Veja aqui a reportagem completa.
.

Nenhum comentário: