Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2007

UMA QUADRILHA NO PODER - Produção Executiva


Sebastião Rocha, o Bala
Primeiro secretário de saúde do atual Governo do Amapá. Em novembro de 2004, após perder as eleições para a Prefeitura de Macapá foi preso, algemado e levado no camburão para a carceragem na Polícia Federal, durante a Operação Pororoca – uma ação que desmontou uma quadrilha que fraudava licitações de grandes obras com recursos federais.
Se a operação fosse deflagrada dois meses antes, a candidata do PSB Janete Capiberibe seria eleita. O atual prefeito João Henrique Pimentel (PT AP) também foi preso e indiciado em cinco crimes.
Bala só não foi preso pela Operação Antídoto por ter sido eleito deputado federal e possuir impunidade parlamentar.
É acusado de receber propinas de empresários envolvidos no esquema, no valor R$ 35 mil. Um dos pagamentos teria sido feito num shopping da cidade.



Uilton Tavares
Segundo secretário de Saúde do Governo Waldez Góes. Foi preso pela Policia Federal acusado de receber propina.


Abelardo Vaz
Terceiro secretario de Saúde do Governo Waldez Góes. É acusado de envolvimento no esquema. A policia apreendeu 32 mil reais, escondidos na casa dele.


Jurandil Juarez (PMDB AP)
Ex-secretario de Industria e Comercio do Governo Waldez. É acusado de agilizar o pagamento aos empresários envolvidos na fraude. Gravações telefônicas autorizadas pela justiça o incriminam.
É amigo e protetor de Braz Martial Josafá, acusado de ser o cérebro do esquema.
Jurandil nomeou uma técnica muito competente para a distribuição de recursos do orçamento, mas ela pediu demissão por não concordar com o enorme volume de repasse para a Secretaria de Saúde contrariando normas técnicas. O irmão dele Rodolfo Juarez, está preso acusado de vender ilegalmente equipamentos pesados do Governo.
Segundo comenta-se nos corredores da Policia Federal, só não foi preso porque é deputado Federal.
Teria sido eleito com a ajuda dos outros membros da quadrilha.

Pedro Leite
Era secretário de Justiça e Segurança Pública do atual governo. Há um ano, os deputados Ruy Smith (PSB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) denunciaram ao Ministério Público Estadual o desvio de medicamentos da Secretaria Estadual de Saúde.
O então secretario convocou uma entrevista coletiva à imprensa e anunciou que “nos próximos dias” mandaria prender os envolvidos no roubo.
Não prendeu ninguém e até hoje não disse quem estava roubando. O ex-secretário é promotor de Justiça e está de volta ao Ministério Público.
Foi uma espécie de raposa encarregada da apuração do sumiço das galinhas.


Jorge Grunho, o Joca
Ex-secretário de Desenvolvimento da Infra-Estrutura e hoje assessor especial do governador Waldez Góes.
É apontado como o maestro do esquema de corrupção do atual governo.
O nome dele aparece várias vezes no depoimento de Dilton Ferreira, o empresário que detonou o esquema de corrupção na secretaria da Saúde do Amapá.

Nenhum comentário: