Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Jornalismo com diploma

Nesta segunda-feira, a Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) discutirá, em sessão especial, a partir das 09h, a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. Na oportunidade, deputados estaduais, jornalistas profissionais e estudantes irão debater sobre o futuro de uma carreira que, após décadas de regulamentação, vê-se seriamente ameaçada por contínuos ataques de grupos políticos e econômicos interessados somente em fazer da informação um instrumento de manipulação da sociedade.



A sessão especial solicitada pela deputada estadual Regina Barata (PT), - atendendo pedido do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor) - é uma tentativa de conscientizar os políticos e a sociedade paraense quanto à necessidade da formação acadêmica em Jornalismo como condição para o acesso do povo brasileiro à informação ética e precisa.


Um Jornalismo praticado por uma imprensa livre e pautada em valores morais, que permita total visibilidade de fatos e opiniões públicas, fator essencial para a solidificação da democracia e a construção de um futuro melhor para o país.



O debate no Legislativo do Pará servirá ainda para tornar público que a atual ameaça à regulamentação – fragilmente amparada por um pretenso “resguardo da liberdade de expressão” - destina-se também a afrontar a estabilidade das profissões regulamentadas, permitindo a precarização do mercado de trabalho dos jornalistas, através do aviltamento profissional e salarial.

Ao mesmo tempo em que também coloca em risco o futuro de milhares de estudantes que freqüentam os cursos de Jornalismo, hoje incertos quanto ao destino da profissão e dos cursos que freqüentam.



Se você, jornalista profissional ou estudante de Jornalismo, defende o direito da sociedade à informação, dá valor ao curso superior de Jornalismo e que ter uma profissão valorizada, compareça à Alepa e participe da sessão especial sobre o diploma. Essa é uma luta que será vencida a partir da união de todos nós. Jornalismo qualificado a serviço da sociedade!
Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará.

Nenhum comentário: