Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2007

Melhores cantores do mundo

Uma das publicações internacionais de música mais respeitadas do mundo, a revista inglesa Q, elegeu os 100 melhores cantores de todos os tempos. De quebra, ainda selecionou os piores - estes, no entanto, não foram organizados em um ranking. E a revista não teve meias palavras para criticá-los. Diz, por exemplo, que Ozzy Osbourne "canta como fala" e Mariah Carey "canta tão alto que os pássaros caem das árvores". Já Céline Dion "espreme cada nota".
A revista brasileira QUEM convidou o crítico de música Bruno Saito, do jornal Folha de S.Paulo, para comentar as escolhas.

ELVIS PRESLEY (1935-1977)

O rei do rock não perdeu a majestade e ficou em primeiro lugar na lista. Conhecido por trazer sensualidade ao rock'n'roll desde seu primeiro single, That's All Right (Mama), fez um sucesso arrebatador: algumas estimativas apontam vendas na casa dos 2 bilhões de discos, recorde da indústria fonográfica.


PALAVRA DO ESPECIALISTA:
"Se tinha boa voz ou não, é mero detalhe. Mas ele é o melhor cantor porque mexia com a imaginação de mocinhos e mocinhas, que ainda não sabiam para onde direcionar tanta libido acumulada."

ARETHA FRANKLIN (NASCEU EM 1942)
É conhecida como a rainha do soul, mas cantou muitos outros ritmos. Tem hits como "Respect" e "I Say a Little Prayer". Ganhou 17 Grammys.

PALAVRA DO ESPECIALISTA:
"Esqueça esses termos idiotas, do tipo 'rainha do soul' e 'dama do soul'. Aretha tem um vozeirão que faz tremer a terra, o soul, o jazz, o blues, o pop e o que mais estiver parado."

FRANK SINATRA (1915-1998)
Fez uma coleção de álbuns clássicos, que incluem músicas como "I've Got You Under My Skin" e "New York, New York". Empregava técnicas de trompetistas para conseguir segurar as notas das canções por um tempo extraordinário.

PALAVRA DO ESPECIALISTA:
"O homem tinha classe, não há como negar."

MARVIN GAYE (1939-1984)
Foi o principal artista do selo Motown nos anos 60. Muitos de seus hits são sensuais - e sexuais -, como "Let's Get It On" e "Sexual Healing". Foi assassinado a tiros pelo próprio pai, com quem tinha grandes desentendimentos.

PALAVRA DO ESPECIALISTA:
"No fundo, todos só pensam naquilo, e Marvin era o cara que sabia falar de sexo sem vergonha."

JOHN LENNON (1940-1980)
Um dos fundadores dos Beatles, John Lennon não tinha uma voz brilhante, mas sua contribuição para a música é indiscutível. Da sua fase solo, a música "Imagine" entrou para a história.

PALAVRA DO ESPECIALISTA:
"Sua voz nem é grande coisa, mas ele tocou NAQUELA banda... Então, é um dos homens mais copiados de todos os tempos, até hoje."

Na minha opinião faltaram dois ícones entre estes cinco:

LOUIS ARMSTRONG

e RAY CHARLES

Nenhum comentário: