Páginas

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Gente fina

O deputado eleito Bala (PDT-AP) é um deles. Responde à ação penal pública nº 2005.31.00.000358-8 (www.trf1.gov.br) no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região pelos crimes de corrupção passiva, formação de quadrilha e prevaricação.
O processo teve origem na Operação Pororoca, realizada pela Polícia Federal (PF) no dia 4 de novembro de 2004, na qual foi preso junto com outras 24 pessoas dos estados do Amapá, Pará, Minas Gerais e do Distrito Federal.
Segundo a PF, pelo menos 17 obras públicas do Amapá, a maioria na área da saúde, tiveram licitações fraudadas. Juntas, as obras totalizavam R$ 103 milhões.
À época, o deputado, cujo nome completo é Sebastião Ferreira da Rocha, era secretário de Saúde do governo estadual. Bala também foi senador, de 1995 a 2002.


Na relação consta ainda a deputada federal eleita Dalva Figueiredo (PT-AP) que responde à ação penal pública nº 2004.31.00.002298-5 (http://www.trf1.gov.br/), que tramita no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região e apura crimes contra a administração e contra a fé pública.
As acusações de prevaricação (quando, por interesse pessoal, o funcionário público retarda ou deixa de praticar um ato que é atribuição dele) e falsidade ideológica contra a deputada se referem ao período em que ela assumiu o governo do Amapá, de abril a dezembro de 2002. Na ocasião, ela substituiu o governador João Capiberibe (PSB), que deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado.
Segundo a denúncia do Ministério Público, a governadora descumpriu um mandado de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinava a execução do orçamento promulgado pela Assembléia Legislativa do Amapá no dia 30 de janeiro de 2002.

Leia mais


No total, os parlamentares respondem a 133 processos.
Esta é a casa que
Arlindo Chinaglia (PT SP vai presidir.

Nenhum comentário: