Páginas

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Projeto quer controlar acesso à internet

Elvira Lobato para a Folha de São Paulo


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado votará, na próxima quarta-feira, um projeto de lei que obriga a identificação dos usuários da internet antes de iniciarem qualquer operação que envolva interatividade, como envio de e-mails, conversas em salas de bate-papo, criação de blogs, captura de dados (como baixar músicas, filmes, imagens), entre outros.

O acesso sem identificação prévia seria punido com reclusão de dois a quatro anos. Os provedores ficariam responsáveis pela veracidade dos dados cadastrais dos usuários e seriam sujeitos à mesma pena (reclusão de dois a quatro anos) se permitissem o acesso de usuários não-cadastrados.

O texto é defendido pelos bancos e criticado por ONGs (Organizações Não-Governamentais), por provedores de acesso à internet e por advogados.

Os usuários teriam de fornecer nome, endereço, número de telefone, da carteira de identidade e do CPF às companhias provedoras de acesso à internet, às quais caberia a tarefa de confirmar a veracidade das informações.O acesso só seria liberado após o provedor confirmar a identidade do usuário. Para isso, precisaria de cópias dos documentos dos internautas.

É briga feia.Leia mais, depois reaja. Encha o saco do Relator!
E-mails para:
eduardo.azeredo@senador.gov.br


* O texto é a fusão de três projetos de lei sobre crimes cibernéticos, um da Câmara e dois do Senado, um deles de autoria do presidente da Casa, Renan Calheiros.

Um comentário:

Fells disse...

isso me deixa assim pensando, uma vez a genet acha q eles naum vão conseguir deixar a gente mais sem recurso, mas o Brasil tem o dom de sacanear geral.. naum desenovolvi bem, mas isso eu acho q eh coisa de pflist. hahaha, o tempos tah atualizado, texto meu