Páginas

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Bush não arranca meio dólar dos democratas

O juiz Wálter Fanganiello Maierovitch, colunista da revista Carta Capital e presidente do Instituto Giovanni Falcone (www.ibgf.org.br), comenta os resultados das eleições parlamentares e para governador dos EUA.
1. Bush perde para o Iraque. A afirmação é do premier italiano Romano Prodi ao saber da vitória dos democratas na Câmara.



2. Nancy Pelosi chega à Presidência da Câmara pela primeira vez na história dos EUA. Aos 66 anos, Nancy Pelosi teve votação extraordinária.


3. Hillary Clinton tem 70% dos votos. Se reelege senadora por Nova York e vai disputar uma indicação dos democratas para concorrer à sucessão de Bush.

4. Desde 1994 os republicanos tinham maioria na Câmara.


5. Em 2006, ocorre a repetição de 1974, ano do fim da guerra do Vietnã. Naquela ocasião, os eleitores reprovaram o presidente e elegeram para a Câmara uma expressiva maioria democrata. Como resultado, a Câmara, de maioria democrata, vetava as propostas do Executivo para empenho de verbas na Guerra do Vietnã. Para especialistas, com a nova Câmara, Bush não arrancará dos deputados meio dólar para investir na aventura que representou a invasão no Iraque.


6. Não colou a tentativa de Bush de amedrontar a população com base no "perigo representado pelo terrorismo internacional". Desta vez, Bin Laden não vingou como cabo-eleitoral de Bush.

Nenhum comentário: