Páginas

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

A invasão brasileira da internet

Tenho um amigo que diz que os brasileiros são os gafanhotos da internet. Chegam em bando e arrasam com tudo. Falávamos do Orkut nessa época. A próxima vítima é o You Tube.
Graças à desinibição de uma certa modelo, muitos brasileiros descobriram o site. Agora, quando alguém lhe pergunta: "você viu?", o que vem à mente é o site de vídeos, não alguma reportagem ou o último capítulo da novela na TV.
É possível que a invasão não seja tão agressiva como em casos anteriores, já que publicar um vídeo não é tão simples como criar uma página no Orkut ou publicar no fotolog. Mas aposto que câmeras que gravam vídeo (sejam embutidas no celular ou na câmera fotográfica) vão ser a grande pedida dos adolescentes este Natal.
A quantidade de pessoas com banda larga também vai influenciar no tamanho dessa invasão. Apesar dos brasileiros serem os que mais navegam na internet (21 horas por mês em média), o total de conexões banda larga nas residências é em torno de cinco milhões. Nos EUA, são mais de 100 milhões. E a banda deles é mais larga que a nossa. Sem falar que é mais barato comprar uma câmera por lá.
Sites de vídeo no Brasil poderão ser um fenômeno de grande audiência, mas não necessariamente de grande variedade de publicadores. É um pouco como os blogs. É muito simples fazer um fotolog, basta ter uma imagem, mas para fazer um blog você precisa saber escrever. Pior, precisa ter o que dizer.
Caíque Severo


Nenhum comentário: